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PLANO de TRABALHO DOCENTE

Técnico em Agropecuária (TAP - 3º Módulo AZ - Tarde)
status do plano: Realizado vigência: 1º semestre
Início: 01/02/2012
F i m : 22/07/2012
Planejamento e Administração Rural II
GERALDO HENRIQUE MARTINS VIEIRA
teóricas e práticas, sendo 2 teóricas e 0 práticas neste plano
observações: Plano idêntico ao desenvolvido na turma AX. O plano fora digitado na integra na turma AX.

material de apoio:

estratégias de recuperação:

Tema: AULA SUBSTITUTIVA

de 00/00/0000 até 00/00/0000
Competência: 236 - Elaborar plano estratégico.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Divisão em grupos dos alunos, afim de que os mesmos, possam elaborar um plano estratégico, para a escola, quanto a valorização de seus produtos produzidos e processados na escola, com a finalidade de gerir recursos a mesma.

Documento sem título
Habilidades
Identificar oportunidades, potencializando capacidades empreendedoras. (Ter habilidade em desenvolver planos estratégicos empreendedores, afim de obter sucesso em atividade agroindustrial.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Critérios técnico-econômicos para definição das atividades produtiva e prestação de serviços - estudo de mercado e tendências de mercado (Estudo de pon tos fortes e fracos de uma empresa rural, afim de poder desenvolver ações de melhoria e valorização dos seus potenciais produtivos.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
PL - Planejar / Procedimental (Planejar ações de valor estratégico, levando-se em consideração dados de pesquisa, os quais possam representar a realidade da empresa, quanto seus pontos fortes e fracos, aliados as necessidades de mercado a ser explorado.)

Procedimentos Didáticos
Pesquisa (Pesquisa, interna de valorização dos produtos e ou serviços oferecidos pela escola, aliados a seus integrantes da cadeia produtiva. Complementação da pesquisa quanto as necessidades do mercado a ser explorado.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - PJ - Projeto (Evidência de Desempenho, caracterizado pela engtrega de um pré projeto estratégico, o qual relate possívesi sugestões, para uso da escola, quanto a valorização de seus produtos e ou serviços, para obtenção de receita financeira.)



Tema: Definir o que é uma atividade produtiva.

de 02/02/2012 até 10/02/2012
Competência: 219 - Definir e analisar as atividades agropecuárias e agroindustriais a serem implementadas.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Caracterizar a diferença entre atividade produtiva, por escala de produção e ou produtiva por sobra financeira positiva.

Documento sem título
Habilidades
Identificar oportunidades, potencializando capacidades empreendedoras. (Ter domínio sobre a capacidade de identificar e analisar uma atividade agropecuária e ou agroindústrial, em função de sua melhor ação estratégica: escala de produção para diminuição de custos e ou produtiva por critério de custo baixo em escala menor, mas com maior valor agregado.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Critérios técnico-econômicos para definição das atividades produtiva e prestação de serviços - estudo de mercado e tendências de mercado (Caracterização de atividade produtiva em função de uma atividade especificada e sua rentabilidade, produtiva e ou financeira.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
CP - Compreender / Conceitual (Compreender a diferença entre missão, visão, objetivos, metas e valores de uma empresa, como fator primordial, para possível elaboração de plano estratégico, capaz de objetivar o sucesso do empreendimento.)

Procedimentos Didáticos
Aula Dialógica (Descrever o que é uma atividade produtiva, caracterizando o que é Missão, Visão, Objetivo, Meta e valores de uma empresa, possibilitando sua identidade no mercado de consumo.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - RL - Relatório (Evidência de Desempenho, caracterizada po um relatório individual, o qual o aluno descreva missão, visão, objetivos e metas dele como futuro técnico em agropecuária.)



Tema: Demanda e oferta

de 13/02/2012 até 24/02/2012
Competência: 235 - Elaborar planejamento de demanda e oferta de recursos humanos.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Reconhecer da necessidade de planejamento humano, quanto a demanda por qualificações desenvolvidas pela evolução tecnológica.

Documento sem título
Habilidades
Treinar as equipes de trabalho. (Ter capacidade de interpretar a importância da qualificação humana no empreendimento, para objetivar seu sucesso; e melhor compreender a relação entre demanda e oferta.)
Decidir quanto à oportunidade de comercialização de produção. (Conhecer de sazonalidade e sua influência nos ganhos de um empreendimento.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Fatores de produção - preços e produtos (Caracterização de interação existente entre: Demanda, Oferta e Sazonalidade.)
Custos de Produção - materiais e recursos humanos (Esclarecer a importância da demanda e oferta no custo de produção, tanto de material humano, como de materiais, )

Documento sem título
Indicador de Domínio
DE - Descrever / Conceitual (Descrever exemplos diversos os quais possam caracterizar as bases tecnológicas; sendo estes baseados em material coletado de jornais e ou revistas.)

Procedimentos Didáticos
Exibição de Mídia (Exibição de mídia a qual possa caracterizar as bases tecnológicas, e posteriormente auxiliar os alunos ao seu indicador de domínio.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - OP - Observação do Professor (Evidência de Desempenho, caracterizada pela capacidade do aluno em descrever exemplos reais, obtidos em jornais e ou revistas.)



Tema: Identificação de oportunidades no mercado de preços de produtos e ou insumos.

de 27/02/2012 até 02/03/2012
Competência: 273 - Identificar oportunidades no mercado preços de produtos e insumos no mercado.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Caracterizar a importância da informação, afim de se poder conhecer oportunidades em situações de sazonalidade.

Documento sem título
Habilidades
Relacionar pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades no empreendimento. (Ter domínio em relacinar pontos fortes e fracos, de uma atividade e ou produto, em relação ao mercado ao qual este pertença.)
Definir os insumos materiais e equipamentos necessários. (Conhecer de insumos e materiais necessários ao sucesso de um empreeendimento, quanto a oportunidade de mercado em uma atividade.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Critérios técnico-econômicos para definição das atividades produtiva e prestação de serviços - estudo de mercado e tendências de mercado (Caracterização dos critérios técnicos, econômicos e ou climáticos os quais possam influênciar na demanda, oferta e sazonalidade; acarretando assim mudanças bruscas nas estratégias de planejamento.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
RF - Reconhecer Fenômenos / Conceitual (Reconhecer fenômenos climáticos, econômicos, sociais e ou ambientais os quais possam influênciar em grau de importância diversa, quanto ao empreendimento.)

Procedimentos Didáticos
Aula Dialógica (Aula dialógica, demonstrando os conceitos através de exemplos reais citados em jornais e ou revistas, quanto as mais diversas áreas produtivas.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - OP - Observação do Professor (Evidência de Desempenho, caracterizada pela capacidade do aluno em reconhecer fenômenos, que estejam diretamente ligados a eficiência de um empreendimento.)



Tema: Empreendedorismo

de 05/03/2012 até 16/03/2012
Competência: 205 - Compreender o empreendorismo como alternativa da gestão e da empregabilidade.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Conhecer das características de um empreendedor, e saber avaliar as vantagens do empreendedorismo como modelo de gestão e empregabilidade.

Documento sem título
Habilidades
Relacionar as características do empreendedorismo. (Ter domínio das características de um empreendedor.)
Identificar oportunidades, potencializando capacidades empreendedoras. (Ter conhecimento sobre a capacidade empreendedora apartir do gerenciamento de informações, as quais possam ser indícios de oportunidades.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Empreendorismo - conceitos e princípios (Caracterização dos conceitos e princípios que regem o empreendedorismo.)
Habilidades para empreender, inovação (Descrição das habilidades de um empreendedor, baseada na capacidade de criatividade e gestão de informações.)
Características do empreendedor, habilidades e competências necessárias (Conceitos básicos, quanto as características de um empreendedor.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
CR - Criatividade / Atitudinal (Ter soluções criativas para a resolução de problemas, os quais possam ser a realidade em uma empresa rural.)

Procedimentos Didáticos
Estudo de Caso (Estudo de caso envolvendo a necessidade do uso da criatividade, para a resolução de um problema, aliada a gestão de informação ( caso Abacate).)
Aula Expositiva (Aula expositiva caracterizando os conceitos, princípios e habilidades de um empreendedor.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - DI - Dinâmica (Evidência de Desempenho, caracterizada pela apresentação, em grupo, de uma dinâmica que possa ser usada em programas de treinamento, com o objetivo de desenvolver a criatividade e o empreendedorismo.)



Tema: Elaboração de cronograma

de 19/03/2012 até 30/03/2012
Competência: 232 - Elaborar cronogramas de produção e físico-financeiro.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Diferenciação de cronograma, organograma e fluxograma, aliado a sua importância na extrutura de funcionamento de uma empresa.

Documento sem título
Habilidades
Excecutar atividades previstas nos cronogramas. (Ter domínio sobre os conceitos de fluxograma, cronograma e organograma, e consequentemente da montagem de cada um deles.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Elaboração de projetos - estrutura técnica (Elaboração de um fluxograma aliado de cronograma e organograma, para administração de plantio e colheitan de uma área agrícola.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
EL - Elaborar / Procedimental (Elaborar um fluxo de gerenciamento agrícola, para uma propriedade rural, em um ano agrícola, que possua plantio e colheita de safra e safrinha.)

Procedimentos Didáticos
Aula Expositiva (Caracterização do funcionametno da escola, quanto a seus critérios técnicos e administrativos. Citando seu organograma, fluxograma de planejamento, reuniões e aulas, como também seu cronograma para as atividades exemplificadas.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - AE - Atividade Extra-classe (Evidência de Desempenho, caracterizada pelo desenvolvimento de atividade extra-classe onde o aluno deverá montar um fluxograma com cronograma, para uma atividade produtiva existente na escola.)



Tema: Qualificação do patrimônio humano

de 02/04/2012 até 16/04/2012
Competência: 317 - Planejar a estruturação e qualificação dos recursos humanos.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Reconhecer a importância da qualificação humana, no melhor desenpenho do processo produtivo.

Documento sem título
Habilidades
Treinar as equipes de trabalho. (Conhecer as funções básicas de um setor de RH, quanto seu valor ao treinar e ou qualificar seu patrimônio humano no empreendimento.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Relações humanas no trabalho (Relação humana, no aumento e melhoria da produtividade, correlacionando o trabalho em equipe como fator de resolução de problemas.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
OR - Organizar / Procedimental (Organizar atividades produtivas, levando em consideração o valor individual de cada colaborador, quanto ao seu perfil e potencial produtivo, salientando a ajuda mútua, como fator de diferencial no emprendimento.)

Procedimentos Didáticos
Desenvolvimento de Atividade (Desenvolvimento de atividade na biblioteca da escola, afim de que os alunos possam pesquisar sobre a influência do indicador humano na eficiência e eficácia do planejamento e administração.)
Dinâmica de Grupo (Dinâmica de grupo, a qual correlacione a valorização do seu aliado de trabalho ao melhor ambiente produtivo.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - DI - Dinâmica (Evidência de Desempenho, caracterizada pela "lição" adquirida por todos no envolvimento da dinâmica.)



Tema: Estrutura adminsitrativa

de 16/04/2012 até 20/04/2012
Competência: 157 - Analisar fatores que integram a estrutura administrativa.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Conhecer a inter-relação entre setores da estrutura administrativa e seus fatores de influência.

Documento sem título
Habilidades
Elaborar planos de apresentação dos novos colaboradores. (Ter domínio sobre a estrutura básica de verticalização e ou reengenharia de uma empresa. )
Exercer funções administrativas. (Ter domínio em correlacionar funções ao organograma de uma empresa, caracterizando a delegação de funções como esscencial ao bom desenvolvimento de uma empresa rural.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Funções administrativas: de produção comercial, financeira e de recursos humanos. (Funções administrativas e seu valor na cadeia de gestão estratégica de uma empresa rural; engenherio, técnico, gerente, operadores de máquinas, etc.)
Planejamento, organização, direção e controle da empresa (Com as funções administrativas organizadas, caracterizar o planejamento estratégico como facilitado pela combinação de funções e sua importância no desenvolvimento da empresa rural.)
Processo de integração de pessoas às funções - Apresentação da Empresa, setores política de RH (Determinação do valor do setor de RH, como sendo o responsável por sugerir pessoas a cargos e ou funções em função de seu perfil pessoal e ou profissional.)
Estruturação e qualificação de recursos humanos e materiais - produção animal ( reprodução, carne, leite, ovos,etc.) (Exemplificar a importância da estruturação e qualificação humana, em função de seus perfis profissionais, para as ações as quais executam.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
CO - Cooperar / Atitudinal (Ter seu desenvolvimemnto profissional voltado a estar sempre cooperando, com os diversos setores de uma empresa rural, favorecendo o trabalho em equipe e a valorização das sugestões apresentadas, por todos os integrantes do sistema produtivo.)

Procedimentos Didáticos
Observação Exploratória (Fazer com que os alunos façam uma exploração observatória, sobre a estrutura da escola, quanto a manutenção do bem estar dos alunos e ou funcionários da escola.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - AA - Auto-avaliação (Evidência de Desempenho, caracterizada pela auto-avaliação de cada aluno quanto ao seu envolvimento na ajuda pela observação exploratória e seus dados conclusívos.)
00/00/0000 - PE - Prova Escrita (Evidência de Desempenho, caracterizada pelo desempenho em prova, a qual abordará os conhecimentos repassados até o presente período.)



Tema: Organização e produção

de 23/04/2012 até 05/05/2012
Competência: 309 - Organizar as atividades administrativas.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Conhecer de metodologias de organização que auxiliem, o modelo produtivo a ser eficiente e eficaz.

Documento sem título
Habilidades
Coletar e compilar os resultados da análise dos fatores técnico-econômicos e as perspectivas de mercado. (Ter controle sobre informações, as quais possam ser pertinentes, a possível mudança de decisão estratégica em uma empresa rural. )

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Critérios técnico-econômicos para definição das atividades produtiva e prestação de serviços - estudo de mercado e tendências de mercado (Valorização da pesquisa de mercado, na busca por oportunidades específicas.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
OR - Organizar / Procedimental (Ter domínio sobre a organização de dados coletados, para que a mesma possa permitir gerenciamento de decisões estratégicas.)

Procedimentos Didáticos
Seminário (Montagem de seminário em grupo, onde cada grupo de verá agragar várias informações, que possam ser apresentadas de forma organizada, e posteriormente uma decisão estratégica possa ser tomada em função desta organização.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - SE - Seminário (Evidência de Desempenho, caracterizada pela capacidade de sinteze e de clareza das informações organizada pelo grupo no seminário.)



Tema: Necessidade de infraestrutura física.

de 07/05/2012 até 18/05/2012
Competência: 218 - Definir as necessidades das obras de infraestrutura, construções e instalações agroindustriais.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Caracterização de lay-out de distribuição física da infraestrutura, para organização e maximização da produção.

Documento sem título
Habilidades
Quantificar e relacionar as obras e construções na agroindústria. (Ter conhecimento básico sobre lay-outs de agroindustrias, reconhecendo a influência da organização da linha de produção na qualidade do produto final.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Elaboração de projetos - estrutura técnica (Caracterização de elaboração correta de projeto de construção, através de pessoas qualificadas, afim de que o mesmo possa atender as necessidades de produção, segurança e valorização ambiental.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
RE - Respeito / Atitudinal (Respeito as diversas atividades desenvolvidas pela profissões, valorizando sua importância para o sucesso das diversas etapas de uma cadeia produtiva.)

Procedimentos Didáticos
Debate (Debate envolvendo os alunos na conclusão dos valores de cada profissão envolvida, em um empreendimento agroindustrial, desde a implantação de uma atividade até o seu processamento. )

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - DA - Desenvolvimento de Atividade (Evidência de Desempenho, caractrerizada pela participação dos grupos na citação de características e profissões envolvidas em uma atividade pré-estabelecida aos mesnos, para análise.)



Tema: Identificar empresas rurais

de 21/05/2012 até 25/05/2012
Competência: 266 - Identificar empresas rurais.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Reconhecer empresas rurais, quanto seu foco principal de atividade; sendo ela agroindústria, sendo agrícola e ou pecuária.

Documento sem título
Habilidades
Classificar empresas agroindustriais de acordo com as suas atividades. (Ter conhecimento sobre a classificação de empresa rural, quanto sua atividade principal.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Tipos de empresas (Caracterizar as empresas rurais em função de sua atividade, enfatizando sua industrialização (agroindustria), como maneira de agregar valor ao produto aumentando seu ganho financeiro.)
Comercialização (Valorização da comercialização de produtos acabados, como forma de direcionamento a nichos específicos de mercado; acarretando melhoria de ganhos financeiros.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
RI - Relacionar Idéias / Conceitual (Relacionar idéias, quanto a capacidade em definir características de um empreendimento e classifica-lo em sua principal forma produtiva.)

Procedimentos Didáticos
Aula Dialógica (Aula dialógica com objetivo a participação dos alunos na exemplificação de modelos produtivos e sua classificação, como empresa.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - MC - Mapa Conceitual (Evidência de Desempenho, caracterizada pela elaboração de um mapa conceitual que caracterize a empresa segundo sua atividade principal.)



Tema: Fontes de crédito

de 28/05/2012 até 01/06/2012
Competência: 250 - Identificar as necessidades e as possíveis fontes de credito.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Importãncia do controle de busca e uso do crédito como forma de investimento para desenvolvimento técnico e de mercado.

Documento sem título
Habilidades
Utilizar fontes de crédito. (Ter conhecimento básico referente ao bom aproveitamento de linhas de crédito, que objetivam investimento para o desenvolvimento dos empreendimentos.)
Preencher planilhas de controle de produção e financeira. (Ter conhecimnto básico da organização de planilhas de custo, as quais possam auxiliar no lançamento financeiro, para controle de fluxo de caixa.)
Inventariar patrimônio. (Ter conhecimento sobre inventário de patrimônio, afim de poder conhecer suas garantias em forma de crédito.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Contabilidade rural (Descrição do que é contabilidade e sua importância na administração de uma empresa rural.)
Comercialização (Comercialização como fonte de recursos, os quais poderão ser usados no investimento de aprimoramnto técnico e ou físico de uma empresa rural.)
Política de crédito para o setor agropecuário - recursos para custeio e recursos para investimento (Caracterização de políticas de crédito variáveis, em função das necessidades de cada período agrícola vigente.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
IP - Interpretar / Procedimental (Capacidade em interpretar as possibilidades de aproveitamento de créditos específicos, em prol da melhoria de um empreendimento rural; enfatizando a necessidade do controle financeiro através do fluxo de caixa.)

Procedimentos Didáticos
Projeto - desenvolvimento/execução (Apresentação de um mini projeto produtivo, caracterizando seu fluxo de caixa, e consequentemente suas estratégias de busca de crédito e administração de vendas.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - ES - Exercícios em Sala (Evidência de Desempenho, caracterizada pelo acompanhamento de exercício realizado em sala, afim de que o aluno possa acompanhar passo a passo o procedimento didático que possibilitará ao mesmo seu indicador de domínio.)



Tema: Viabilidade econômica de um projeto.

de 04/06/2012 até 15/06/2012
Competência: 142 - Analisar a viabilidade econômica, financeira, ambiental, política e social dos projetos.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Caracterização básica dos conceitos que determinam a viabilidade de um empreendimento; seja a mesma de ordem financeira, social e ambiental.

Documento sem título
Habilidades
Utilizar instrumentos para coleta e organização de dados e resultados. (Ter domínio sobre o valor da pesquisa de dados, como ferramente exencial, ao melhor desempenho de uma atividade empreendedora.)
Quantificar e compatibilizar a necessidade de recursos por projeto. (Ter conhecimento básico sobre a importância de melhor quantificar recursos financeiros e ou humanos, para o sucesso de um empreendimento.)
Elaborar projeto. (Conhecer das etapas para uma melhor elaboração de projetos, buscando sua excelência de resultados.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Política de crédito para o setor agropecuário - recursos para custeio e recursos para investimento (Esclarecer exemplos de política agrícola no Brasil, enfatizando o zoneamento agrícola como ferramenta de limitação de percausos a safra.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
IP - Interpretar / Procedimental (Interpretar dados, os quais possam estar diretamente ligados ao maior nível de sucesso de um empreendimento agropecuário, lebvando-se em consideração os critérios de exigência técnico-ambiental do mesmo.)

Procedimentos Didáticos
Aula Dialógica (Aula dialógica exemplificando política de crédito agropecuário, em relação as exigências técnico ambiental de alguma atividade específica.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - OI - Obtenção de Informação (Evidência de Desempenho, caracterizada pela capacidade do aluno em perceber sua importância no processo de viabilidade econômica de um empreendimento, quanto a interpretação das reais necessidades técnico ambientais do mesmo, ante ao uso de valores financeiros, para sua implementação e ou condução.)



Tema: Elaboração de plano estratégico

de 18/06/2012 até 22/06/2012
Competência: 236 - Elaborar plano estratégico.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Caracterização dos conceitos básicos para elaboração de um plano estratégico.

Documento sem título
Habilidades
Coletar e compilar os resultados da análise dos fatores técnico-econômicos e as perspectivas de mercado. (Ter conhecimento sobre conceitos básicos da elaboração de plano estratégico e seu valor no sucesso do empreendimento.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Planejamento, organização, direção e controle da empresa (Descrição das etapas de um modelo de plano estratégico, em seus conceitos básicos de fomatação.)
Elaboração de projetos - estrutura técnica (Elaboração e planejamento de implantação de projetos, como critério de custo e benefício em função de cumprimetno de cronograma e fluxograma.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
RA - Raciocinar / Procedimental (Raciocinar, quanto a organização de sequência lógica para com uma atividade de planejamento.)

Procedimentos Didáticos
Aula Expositiva (Aula expositiva, caracterizando as etapas básicas da elaboração de um plano estratégico.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - OP - Observação do Professor (Evidência de Desempenho, caracterizada pelo interesse e participação do aluno no exercício de sua capacidade lógica.)
00/00/0000 - PE - Prova Escrita (Evidência de Desempenho, caracterizada pelo desempenho na prova, a qual abordará conhecimetos repassados até o presente período.)



Tema: Avaliação de custo de uma atividade.

de 18/06/2012 até 22/06/2012
Competência: 171 - Avaliar a relação custo benefício de cada atividade.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Relação de custo benefício como fator de possível sucesso de um empreendimento.

Documento sem título
Habilidades
Gerir receitas, despesas, investimentos e saldos. (Ter domínio do que seja receita, despesas, investimentos e saldo, quanto a fatores de avaliação de custo benefício, para fins de sucesso de um empreendimento.)
Calcular os índices de viabilidade dos projetos (Ter domínio sobre gerenciametno e índices, que possam demonstrar a viabilidade de um projeto.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Noções de gestão empresarial (Caracterização de gestão básica, quanto ao interesse pelo conhecimento das variáveis financeiras envolvidas em um empreendimento, (custos variáveis e custos fixos).)

Documento sem título
Indicador de Domínio
AP - Apresentar / Procedimental (Apresentar em forma de relatório, exemplos de custos fixos e variáveis de uma propriedade produtora de milho, a qual tenha financiamento de silos e secadores financiados e maquinários próprios para plantio, colheita e transporte, livres de financiamentos, mas com desgaste adiantados.)

Procedimentos Didáticos
Palestra (Palestra do presidente da cooperativa escola, caracterizando a administração da mesma, sob a ótica de custos fixos e variáveis e seus impactos na administração da mesma.)
Aula Expositiva (Aula expositiva caracterizando custos fixos e variáveis.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - RL - Relatório (Evidência de Desempenho, caracterizada pela qualidade do relatório, individial, apresentado pelo aluno e seguindo o indicador de domínio apresentado acima.)



Tema: Fluxo de caixa

de 25/06/2012 até 29/06/2012
Competência: 339 - Planejar fluxo de caixa.
CH Teórica: 0 | CH Prática: 0
Resumo: Reconhecer a importância, quanto a critérios de eficiência e eficácia do modelo produtivo de uma empresa, para com o fluxo de caixa.

Documento sem título
Habilidades
Calcular receita e despesa de cada atividade ou projeto. (Ter conhecimento básico sobre fluxo de caixa, quanto a receitas e despesas.)
Calcular os custos de produção. (Ter domínio sobre levantamento e custos de produção, quanto a critérios básicos de variáveis e fixos.)
Cumprir o calendário fiscal. (Ter conhecimento de que o calendário fiscal influi no fluxo de caixa, dando valor ao cumprimento da legislação vigente.)

Documento sem título
Bases Tecnológicas
Fatores de produção - preços e produtos (Fatores relacionados a produção os quais afetam preço e produto: (clima, sazonalidade, oferta e procura, qualificação de mão-de-obra, etc))
Legislação Tributária – Nota Fiscal do Produtor (Esclarecimento básico sobre legislação de nota fiscal do produtor.)
Legislação Fundiária – ITR (Esclarecimemnto sobre Imposto territorial Rural.)
Legislação trabalhista e previdenciaria (Esclarecimetno básico sobre encargos trabalhistas e previdenciários, que podem alterar o fluxo de caixa.)

Documento sem título
Indicador de Domínio
CA - Calcular / Procedimental (Calcular um fluxo de caixa básico, afim de poder conhecer o resultado financeiro positivo ou não de uma atividade produtiva.)

Procedimentos Didáticos
Exercício em Sala (Exercício em sala de um fluxo e caixa básico, baseado em uma atividade produtiva da escola.)

Instrumentos de Avaliação
00/00/0000 - DA - Desenvolvimento de Atividade (Evidência de Desempenho, caracterizada pela capacidade e desenvolvimento por parte do aluno, do procedimento didático apresentado.)


Etec Prefeito José Esteves